Leia o Especial Indique sobre Ideb, avaliação institucional e a disputa pelo conceito de qualidade
Entenda o que é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 2007 e, numa escala de zero a dez, sintetiza em um indicador dois conceitos relevantes para a aferição da qualidade da educação: fluxo escolar, a partir dos dados obtidos no Censo Escolar sobre aprovação, e médias de desempenho dos alunos nas avaliações, as médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil (para Idebs de escolas e municípios) e do Saeb (no caso dos Idebs dos estados e nacional).
Um Projeto de Lei que tramita na Assembleia Legislativa de São Paulo desde 2011 prevê que os estabelecimentos públicos de ensino do estado deverão publicar em veículos de comunicação oficiais e em cada unidade escolar informações referentes à qualidade da educação. A lei especifica, em seu primeiro artigo, que esses dados devem incluir informações referentes ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), infraestrutura, recursos humanos, gestão democrática, repasse de recursos e quantidade de alunos matriculados na instituição.
Entrevista: Ideb tem carecido de análise de fatores de contextos, afirma especialista em avaliação.
“É perverso você penalizar escolas quando muitas vezes se tem condições muito precárias de realizar o trabalho escolar.” A afirmação é da professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP) e especialista em avaliação educacional Sandra Sakia, procurada pelo Blog do projeto Indicadores da Qualidade na Educação (Indique) para comentar as avaliações externas de competências aos moldes do Ideb.