Indicadores da Qualidade na Educação – Educação Infantil

header_infantil

Os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil foram elaborados com a participação de diversas pesquisadores e ativistas do campo, em um processo coordenado pela Ação Educativa, pelo Ministério da Educação (MEC), pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e pela Fundação Orsa. Todo o processo buscou traduzir e detalhar os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil (MEC/2006) em indicadores operacionais. O material foi lançado no Fórum Nacional de UNDIME de 2009 e distribuído nacionalmente pelo MEC e a UNICEF em 2010.

Os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil são compostos por sete dimensões:
1) Planejamento institucional, multiplicidade de experiências e linguagens;
2) Interações (espaço coletivo de convivência e respeito);
3) Promoção da saúde;
4) Espaços, materiais e mobiliários;
5) Formação e condições de trabalho das professoras e demais profissionais;
6) Cooperação e troca com as famílias;
7) Participação na rede de proteção social.

Clique aqui para fazer o download dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil