Os Indicadores da Qualidade na Educação e a participação no monitoramento e avaliação dos Planos de Educação

A iniciativa De Olho nos Planos propõe o uso da coleção Indicadores da Qualidade na Educação em diferentes etapas do processo de monitoramento e avaliação de Planos Municipais e Estaduais de Educação. Tem-se como expectativa que a coleção Indicadores, por ser uma metodologia de autoavaliação participativa, seja capaz de mobilizar e envolver os diferentes atores da escola na atualização do diagnóstico, monitoramento e avaliação de Planos Municipais e Estaduais de Educação.

Um dos principais desafios na avaliação e monitoramento dos Planos de Educação é que sejam realizados de forma participativa, como previsto no Plano Nacional de Educação.

A participação possibilita que esses importantes instrumentos da política educacional estejam mais sintonizados com as realidades locais e demandas sociais dos municípios e estados brasileiros, ao contribuir com a identificação dos problemas a serem superados e com boas experiências e iniciativas já existentes no ambiente educacional. Por meio de efetivos processos participativos, ampliam-se os sujeitos e vozes considerados na formulação da política, exigindo soluções e ações para superar as inúmeras desigualdades existentes no âmbito da educação, de forma a garantir o direito à educação a todas e todos os brasileiros, independentemente da cor/raça, gênero, origem social, local de residência e moradia, entre outros aspectos que ainda influenciam o acesso, permanência e condições de qualidade da oferta educacional.

Leia aqui mais sobre essa proposta metodológica de uso da coleção Indicadores na construção e revisão de Planos de Educação e conheça também a coleção De Olho nos Planos.

 

 

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário