Censo Escolar 2019: baixe aqui os microdados sobre a Educação Básica no Brasil

No Censo Escolar 2019, é possível acessar informações estatísticas para o monitoramento e a avaliação de políticas públicas

 

Infográfico com destaques do Censo Escolar 2019

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou na última sexta-feira (31/01) os Microdados do Censo Escolar 2019. O Censo Escolar é uma pesquisa realizada todos os anos no Brasil. Ele concentra dados sobre infraestrutura, rendimento, matrículas e docentes de toda a rede pública e privada de Educação Básica. Clique aqui para baixar os Microdados do Censo Escolar 2019.

Além de ser a base para o cálculo do repasse de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), os dados do Censo podem ser utilizados para a formular, monitorar e avaliar políticas públicas na área da educação.

Também na sexta-feira, foi disponibilizada a Sinopse Estatística do Censo Escolar 2019. Trata-se de um cojunto de tabelas que consolida os dados da pesquisa organizando-os por município. As tabelas são divididas por etapas e redes de ensino e apresentam o quantitativo de matrículas, docentes, escolas e turmas. É possível visualizar esses dados de forma associada a outras variáveis, como sexo, raça/cor, localização e dependência administrativa. Para quem deseja monitorar o Plano Municipal de Educação (PME), acessar a sinopse estatística é a forma mais fácil de encontrar os dados da unidade federativa de forma organizada. Clique aqui para baixar a Sinopse Estatística do Censo Escolar 2019.

 

Leia também:

Como os Indicadores da Qualidade têm sido utilizados para monitorar os Planos Municipais de Educação
– Como as mudanças no Censo impactam as políticas educacionais?
– Guia traz orientações sobre como utilizar os Indicadores da Qualidade para avaliar a política de Educação Infantil
– A autoavaliação participativa é um dos passos para garantir o monitoramento dos planos de educação
– Veja 20 dicar para mobilizar a comunidade escolar

Deixe um comentário