Encceja: Brasileiros residentes no exterior já podem se inscrever (INEP)

Matéria publicada no portal do INEP no dia 13/03/2014. Confira aqui.

Brasileiros residentes no exterior podem se inscrever, a partir desta quinta-feira, 13, para o Exame Nacional de Certificação de Competências (Encceja). O exame é destinado àqueles que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos na idade apropriada. As inscrições terminam em 31 de março.

Os resultados do Encceja no exterior permitem ao candidato obter a certificação de conclusão dos ensinos fundamental e médio. Para concorrer ao certificado de conclusão do ensino fundamental, é preciso ter no mínimo 15 anos completos na data de realização das provas. Para quem pretende o certificado para o ensino médio, a idade mínima é de 18 anos na data do exame.

Organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Encceja aplicará provas em Ota, Hamamatsu e Nagóia, Japão; Lisboa, Portugal; Bruxelas, Bélgica; Caiena, Guiana Francesa; Boston e São Francisco, Estados Unidos. A aplicação será realizada pelo Inep, em parceria com as respectivas representações diplomáticas brasileiras.

No Japão, as provas do ensino fundamental serão realizadas em 31 de maio próximo, de manhã e à tarde, de acordo com as áreas do conhecimento selecionadas. Para o ensino médio, as provas serão realizadas em 1º de junho, também em dois períodos, de acordo com as áreas do conhecimento.

Para os brasileiros residentes no Japão que não dispuserem de acesso à internet, haverá computadores disponíveis para as inscrições nos endereços indicados no edital do exame. Além disso, o Consulado-Geral do Brasil em Tóquio fará as inscrições dos brasileiros submetidos a penas privativas de liberdade naquele país, em página específica do Encceja.

Em Portugal, Bélgica, Guiana Francesa e Estados Unidos, os exames para o ensino fundamental serão aplicados em 7 de junho, nos turnos matutino e vespertino, conforme as áreas do conhecimento selecionadas. Para o ensino médio, as provas serão aplicadas em 8 de junho.

Áreas — Na inscrição para o ensino fundamental, os candidatos ao certificado podem optar pela avaliação de uma ou mais áreas do conhecimento:

  • Língua portuguesa, com redação.
  • Língua estrangeira moderna.
  • Educação física e educação artística.
  • Matemática.
  • História e geografia.
  • Ciências naturais.

Para o ensino médio, haverá provas nas áreas de:

  • Linguagens, códigos e suas tecnologias (língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes e educação física).
  • Matemática e suas tecnologias.
  • Ciências humanas e suas tecnologias (história, geografia, filosofia e sociologia).
  • Ciências da natureza e suas tecnologias (química, física e biologia).

As inscrições devem ser feitas na página do exame na internet. Mais informações sobre o Encceja no exterior no Edital do Inep nº 5/2014.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário