Enem 2014: nenhuma escola entre as mais pobres conseguiu acertar metade da prova

A divulgação dos dados do Enem 2014 por escolas nesta quarta-feira (5) mostra que nenhuma das 64 escolas classificadas como tendo alunos de nível socioeconômico “muito baixo” conseguiu alcançar nota 500 na média das provas objetivas. A prova vale mil pontos.

Localizadas majoritariamente nos Estados do Nordeste – principalmente no Maranhão, Ceará e Piauí –, essas escolas recebem os alunos advindos das famílias com os maiores índices de pobreza.

Se for considerado o desempenho na redação, a situação ainda é mais crítica. A nota da escola com pior rendimento é de apenas 197,86 (dos mil pontos válidos). A instituição fica no município de Bacuri, no Estado do Maranhão.

“Isso é uma invasão da desigualdade social dentro da escola”, afirmou o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, ao explicar que a diferença de nota de partida difere até 200 pontos entre as escolas com alunos mais ricos e aquelas com os estudantes mais pobres. Isto é: os alunos com maior poder aquisitivo já chegam à instituição com um repertório que os coloca muito à frente de quem provém das periferias pobres do País.

Enem 2014

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) auxiliam estudantes, pais, professores, diretores das escolas e gestores educacionais nas reflexões sobre o aprendizado dos estudantes no ensino médio, podendo servir como subsídio para o estabelecimento de estratégias em favor da melhoria da qualidade da educação.

Foram divulgados os resultados de 15.640 escolas de todo o país, onde quase 1,3 milhões de estudantes fizeram o exame no ano passado. Para ter a nota divulgada, é exigido que pelo menos dez alunos da escola tenham participado da edição do Enem em 2014 e que no mínimo 50% de todos os estudantes matriculados na instituição tenham feito o exame. Foram considerados os alunos matriculados na 3ª série do ensino médio regular. Desses, foram levados em conta os alunos que fizeram as quatro provas objetivas e a prova de redação, desde que não tenham tirado nota zero nas provas objetivas.

Matéria publicada em IG Ultimo segundo No dia 05 de agosto de 2015

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário