Entidade critica ranking de escolas feito a partir de avaliações como Prova Brasil e Pisa

Matéria publicada pelo portal R7, no dia 01/07/2014. Confira aqui

 

As discussões ocorreram em meio à expectativa da divulgação dos resultados da Prova Brasil 

Na última semana, em Brasília, representantes da Campanha Nacional pelo Direito à Educação se reuniram com José Francisco Soares, presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), para solicitar mudanças na forma de divulgação dos resultados das avaliações externas no País.

Na ocasião, foi entregue a Soares uma carta aberta solicitando que os resultados das avaliações externas sejam apresentados à sociedade de forma contextualizada, juntamente com outros indicadores educacionais, como o nível socioeconômico, infraestrutura, carreira e condições de ensino e a aprendizagem.

Como diz a carta, “a Campanha sempre tem expressado sua oposição ao uso indiscriminado de indicadores baseados essencialmente no desempenho escolar dos alunos em testes padronizados, tais como o PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), a Prova Brasil, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), além daqueles realizados por estados e municípios”.

— Ainda que representem um indicador importante sobre o nível de desempenho dos alunos, estes exames padronizados dizem muito pouco sobre a qualidade das escolas ou das redes de ensino, tendo em vista o peso dos fatores extraescolares no desempenho dos alunos, em especial, o nível sociocultural e econômico do País, diz trecho do documento.

— Somente indicar o desempenho de uma escola ou de uma rede de ensino na Prova Brasil ou na ANA (Avaliação Nacional da Alfabetização), que facilmente se transforma em um ranking publicado pela mídia com grande estardalhaço, é dar uma informação errada sobre a qualidade do ensino oferecido pelas escolas brasileiras, diz outro trecho do texto.

As discussões ocorreram em meio à expectativa da divulgação dos resultados da Ana (Avaliação Nacional da Alfabetização), da Prova Brasil e do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário