Escolas públicas têm desempenho abaixo das particulares no Enem

O Inep divulgou as notas por escola da edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). As escolas com melhores notas estão no Sudeste.
Das 20 primeiras, cinco estão em São Paulo, quatro em Minas Gerais, outras quatro no Rio de Janeiro, três no Ceará, duas no Piauí, uma em Mato Grosso do Sul e uma em Goiás. Quase todas as escolas entre as 20 primeiras tem menos de 100 alunos.
Das dez escolas públicas mais bem colocadas, nove são federais e uma do governo do estado de São Paulo. Mas, de novo, o desempenho das escolas públicas ficou bem abaixo das particulares.

Desta vez, além de divulgar as notas das escolas, o Ministério da Educação também mostrou as taxas de aprovação e reprovação por estabelecimento de ensino e o tempo de permanência do aluno na escola. Ou seja, se ele estudou lá todo o ensino médio ou só o terceiro ano, por exemplo.
“Isso pode ser um indicador de seleção de alunos só pro terceiro ano faz o Enem. Faz a prova e aí você sobe a nota da escola inteira. É importante frisar que o Enem nao é indicador pensado para medir a qualidade da escola”, explica Priscila Cruz, diretora executiva do instituto Todos Pela Educação.
Um dado preocupante se mantém: apenas três escolas públicas ficaram entre as 50 mais bem colocadas. A especialista diz que é preciso reverter o abismo entre os ensinos público e privado.
“O jovem que está no Ensino Médio em uma escola publica tem direito ao mesmo bom resultado que o aluno q esta numa escola privada. O Estado precisa atuar para que o socioeconômico mais baixo não empurre ele para baixo. Ao contrário, que as políticas públicas o empurrem para cima”, pontua Priscila Cruz.

Matéria publicada no G1 no dia 06 de agosto de 2015

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário