Guia Indicadores da Qualidade na Educação Infantil: dos projetos Político-Pedagógicos das Escolas à Política Educacional


Educação Infantil: do Projeto Político-Pedagógico à Política Educacional


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O uso dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil, embora carregue desafios inerentes a sua metodologia, tais como o envolvimento e a participação de comunidades escolares, em um país no qual ainda predominam culturas e práticas autoritárias, apresenta a possibilidade de contribuir para o rompimento da fragmentação na avaliação, diminuindo a distância entre proposição e execução, permitindo a articulação de ações de planejamento que decorrem de avaliação participativa em todas as instâncias de gestão, desde as mais internas a cada uma das unidades até os âmbitos decisórios do sistema educacional.

Visando subsidiar gestores para a condução de processos de avaliação da Educação Infantil preocupado com os processos, as condições objetivas de desnvolvimento do trabalho, a participação de diferentes atores e a redução de desigualdades educacionais, a iniciativa De Olho nos Planos produziu o guia “Indicadores da Qualidade na Educação Infantil: dos Projetos Político-Pedagógicos das Escolas à Política Educacional“.

A publicação apresenta orientações de como utilizar a autoavaliação participativa das unidades educacionais proposta pelos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil para monitorar a política de Educação Infantil, mais especificamente a Meta 1 do Plano Nacional de Educação (PNE) e contribuir com a formulação de uma política nacional de avaliação da/na Educação Infantil, prevista na Estratégia 1.6 do PNE.

BAIXE AQUI GRATUITAMENTE O GUIA INDICADORES DA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DOS PROJETOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS DAS ESCOLAS À POLÍTICA EDUCACIONAL

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