Indicadores da Qualidade na Educação – Ensino Fundamental

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Os Indicadores da Qualidade na Educação Ensino Fundamental foram desenvolvidos pela Ação Educação, pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), com a colaboração de diversas organizações atuantes no campo educacional, entre elas a Campanha Nacional pelo Direito à Educação, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC), a Fundação Abrinq, o Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Instituto Pólis, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), além de secretarias de educação, pesquisadores/as, ativistas de movimentos de educação e profissionais de escolas de diversas regiões do país. Eles foram lançados em 2004 e revisados em 2007 e 2013.

Os Indicadores da Qualidade na Educação Ensino Fundamental são compostos por sete dimensões:
1) ambiente educativo;
2) prática pedagógica e avaliação;
3) ensino e aprendizagem da leitura e escrita;
4) gestão escolar democrática;
5) formação e condições de trabalho dos profissionais da escola;
6) ambiente físico escolar;
7) acesso e permanência dos alunos na escola.

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