Indicadores da Qualidade na Educação – Ensino Médio
Os Indicadores da Qualidade no Ensino Médio foram elaborados com a contribuição de adolescentes, jovens, profissionais da educação, pesquisadores(as), gestores(as) e ativistas na área de educação e de juventude de todo o Brasil. O trabalho foi liderado pela Ação Educativa em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), além de contar – entre 2015 e 2016 – com a participação do Ministério da Educação (MEC), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e da Secretaria Nacional de Juventude.
Com base em experiências escolares de adolescentes e jovens, em pesquisas e estudos, na análise de estatísticas educacionais e dos marcos legais pertinentes, foram definidas dimensões e indicadores de qualidade de uma escola referenciada de Ensino Médio em uma perspectiva integral da vida dos(as) estudantes e também daqueles que estão fora da escola, mas que devem ser buscados ativamente pelas instituições de ensino e pelos sistemas educacionais para que seu direito à educação seja garantido.
Os Indicadores da Qualidade no Ensino Médio são compostos por sete dimensões:
1) Ambiente educativa e valorização da diversidade juvenil
2) Acesso, permanência e conclusão
3) O currículo e a proposta político-pedagógica
4) Trajetórias de vida, estudos e trabalho
5) Profissionais da educação
6) Espaços, materiais e mobiliários
7) Participação e gestão democrática
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