Indicadores da Qualidade na Educação – Relações Raciais na Escola

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Considerando a magnitude e complexidade da questão racial no Brasil e, especificamente, na educação brasileira, os Indicadores da Qualidade na Educação Relações Raciais na Escola foram elaborados visando contribuir com a superação do racismo nas escolas. Eles auxiliam a construção de um retrato da implementação da Lei n. 10.639/2003 – que introduziu a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura africanas e afro-brasileiras – bem como da educação das relações etnicorraciais na Educação Básica (pública e privada).

Os Indicadores da Qualidade na Educação Relações Raciais na Escola são compostos por sete dimensões:

1) atitudes e relacionamentos;
2) currículo e proposta político-pedagógica;
3) recursos didático-pedagógicos;
4) acesso, permanência e sucesso na escola;
5) a atuação das/os profissionais de educação;
6) gestão democrática;
7) para além da escola.

O material integra a coleção “Educação e Relações Raciais: apostando na participação da comunidade escolar” constituída por mais dois vídeos, nove cartazes e um guia metodológico. Ela foi elaborada com apoio da Comissão Europeia no Brasil, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), do Instituo C&A e do Save the Children UK.

Clique aqui para fazer o download dos Indicadores da Qualidade na Educação Relações Raciais na Escola