Lançada a coleção Educação e Relações Raciais: Apostando na Participação da Comunidade Escolar

Após cinco anos de uma construção que envolveu diálogo constante com escolas e especialistas da área de educação e relações étnico-raciais, a Ação Educativa lançou a coleção Educação e Relações Raciais: Apostando na Participação da Comunidade Escolar. A coleção será distribuída pelo Ministério da Educação a 800 mil escolas do país.

Os lançamentos aconteceram nas cidades de Salvador e São Paulo, nos dias 6 e 16 de dezembro respectivamente. Novos lançamentos estão previstos para 2014 (Brasília, Rio de Janeiro e São Luis). Em Salvador a atividade foi realizada no primeiro seminário “Axé – 10.639 maneiras de vivenciar africanidades”, organizado pelo Odara – Instituto da Mulher Negra, e contou com a participação do CEAFRO, instituição parceira que realizou a aplicação do pré-teste para aprimoramento dos materiais em duas unidades educacionais soteropolitanas.

Em São Paulo a coleção foi lançada no auditório da Ação Educativa e contou com a participação da Secretaria do Estado da Educação, Secretaria Municipal de Educação, Fórum Estadual de Educação e Diversidade Étnico-racial, Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – SEPPIR e professoras/es, representantes de organizações sociais e secretarias de Estado de diferentes cidades.

No evento, foram realizadas palestras das especialistas Azoilda Trindade, professora da Universidade Estácio de Sá e coordenadora pedagógica do projeto A Cor da Culutra”; de Patrícia Santana, professora da rede municipal de ensino de Belo Horizonte e doutoranda em educação da UFMG e do gerente de projetos da SEPPIR, o sociólogo Luiz Barcelos. Na ocasião, foi lançada também a nova área do site da Ação Educativa “educação e relações raciais” (http://www.acaoeducativa.org/relacoesraciais/), reunindo toda a produção da instituição desde 2000.

A Coleção é composta por duas publicações – “Indicadores da Qualidade na Educação: Relações Raciais na Escola” e “Guia Metodológico” -, um conjunto de nove cartazes “Afro-brasilidades em Imagens, dois DVDs – “Educação e Relações Raciais” e “Diálogos Brasil e África do Sul”- e um folder explicativo. A Coleção tem por objetivo fortalecer as diferentes vozes que compõem a comunidade escolar, em especial grupos que foram historicamente silenciados pelo racismo, na construção de uma escola democrática, antirracista, que valorize a diversidade e esteja comprometida com a educação de todas e todos.

A coleção propõe o fortalecimento da gestão democrática e é pautada em três eixos: valorização da cultura negra, educação antirracista no cotidiano escolar e currículo comprometido com a diversidade. Nessa perspectiva, traz propostas de trabalho que podem ser desenvolvidas com alunas/os, educadoras/es, familiares etc.

Com apoio do MEC, SEPPIR e UNICEF foi formado um comitê técnico da coleção “Educação e Relações Raciais: Apostando na Participação da Comunidade Escolar”. A expectativa é que as secretarias, diretorias, escolas, conselhos e organizações que atuam na agenda de combate ao racismo e garantia do direito humano à educação possam se apropriar da metodologia desenvolvida para fortalecer ações comprometidas com a superação das desigualdades na comunidade escolar.

No ano de 2014 serão realizados lançamentos acompanhados de atividades com as escolas para o desenvolvimento da metodologia em diferentes estados brasileiros. Pretende-se também articular a proposta da coleção com as agendas de superação ao racismo na infância, combate ao genocídio da juventude negra e fortalecimento das ações previstas no plano nacional de implementação das diretrizes curriculares da educação para as relações étnico-raciais e ensino de história e cultura africana e afro-brasileira nos currículos escolares.

Como repercussão dos lançamentos, a instituição tem recebido ligações e emails de diferentes unidades educacionais, fóruns de diversidade étnico-racial e secretarias que pretendem utilizar os materiais da coleção no processo de inclusão das demandas trazidas pela lei 10.639/03.

Para saber mais e ter acesso à coleção, acesse: http://www.acaoeducativa.org/relacoesraciais/

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário