Lançamento: “Avaliação e Políticas Públicas Educacionais: Ensaios Contrarregulatórios em Debate”

Organizadores: Luiz Carlos de Freitas. Maria Marcia Sigrist Malavasi. Mara Regina Lemes De Sordi. Geisa do Socorro Cavalcanti Vaz Mendes. Luana Costa Almeida

Campinas, Edições Leitura Crítica, 2013

capa_indiqRESUMO: Este livro é mais um registro do momento aparentemente decisivo da política educacional brasileira, em especial no que diz respeito à avaliação. O livro aborda que a constante pressão a que a escola tem estado submetida é oriunda de uma disputa de agenda entre empresários que habitam um país emergente e que é demandado a aumentar a sua produção de bens e serviços com vistas a valorizar uma massa impressionante de dólares que está entrando no processo produtivo, e a resistência dos profissionais da educação, os quais, com agenda diversa, são, por dever de ofício, obrigados a olhar para a formação da juventude com outros horizontes.

Há uma percepção de estar em curso a introdução, no Brasil, de um conjunto de ideias que conduzirá à destruição do sistema público de educação, bem como à transformação do professor e demais profissionais da escola em responsáveis exclusivos pela qualidade da escola, com a finalidade de encontrar “explicações” escolares para causas sociais e econômicas bem conhecidas e que são os reais motivos para o fracasso e a evasão das crianças nas escolas.

O livro reúne a crítica, mas também apresenta possíveis soluções diferenciadas à adoção de políticas de responsabilização e meritocracia. Mostra que é possível confiar nas escolas e produzir uma qualidade em seu interior voltada para a solidariedade, para a colaboração e a troca de experiências, ao invés de aprofundar a concorrência e o individualismo.  O livro não é um libelo contra a avaliação. Apenas uma proposta de se realizar uma avaliação diferente, compromissada com outras concepções de educação e de escola. Se as expectativas de mercantilização da educação via responsabilização e meritocracia não se concretizarem é porque se reagiu à altura àquelas concepções.

SUMÁRIO

Prefácio

Apresentação
Seção 1 – Caminhos da avaliação no Brasil: interfaces com aspolíticas educacionais – Debate

Seção 2 – Contribuições para se pensar políticas públicas educacionais
Eficácia Escolar no Brasil – uma década de estudos
Avaliação Externa – Porquê e para quê? Refletindo sobre a avaliaçãoexterna de escolas em Portugal

A Avaliação da Qualidade da Escola Pública: a titularidade dos atoresno processo e as consequências do descarte de seus saberes
Avaliação Institucional na Escola Pública: construções possíveis àcontrarregulação.

Seção 3 – Ensaios contrarregulatórios: reflexões a partir da pesquisano espaço escolar.

A Comissão Própria de Avaliação na escola pública: que espaço é esse?

Escola e Comunidade: Primeiras Aproximações.
A Voz das Famílias no Contexto Escolar: contribuições para pensar aqualidade negociada

Referências Bibliográficas

ANEXO – Carta de Campinas

 

Fonte: Edições Leitura Crítica

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