“Nosso sonho é que todas as escolas possam aderir aos Indicadores”, afirma coordenadora da DRE Guaianases, na zona leste de SP

Aproximadamente uma centena de unidades de ensino da educação da DRE (Diretoria Regional de Ensino) de Guaianases, na zona leste de São Paulo, passou a adotar os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil, que faz parte de uma coleção composta por mais duas publicações: “Indicadores da Qualidade na Educação – Ensino Fundamental” e “Indicadores da Qualidade na Educação – Relações Raciais”. Os materiais foram elaborados com objetivo de promover a participação da comunidade na avaliação institucional das escolas e em processos de melhoria da qualidade da educação.

De acordo com Renata Glória, coordenadora da área educacional infantil da DRE de Guaianases e responsável pelo projeto, o trabalho de qualidade social na Educação Infantil para a rede Municipal de Ensino de São Paulo, é parte do incentivo às suas unidades educacionais a utilizarem o documento Indicadores da qualidade na educação infantil (MEC/2009) como um instrumento de auto avaliação.

“É uma diretriz da Secretaria de Educação que tinha a ideia de motivar as unidades escolares. Cada diretoria deveria procurar o processo mais adequado para motivá-las”, afirma Renata. “Na região da DRE Guaianases, decidimos antecipar as conversar para que unidades conhecessem o documento e tivessem mais elementos para subsidiar o processo. Nosso sonho é que todas as escolas possam aderir aos Indicadores.”

As ações na Diretoria de Ensino tiveram início em agosto, com uma série de atividades — como seminários regionais e encontros mensais com diretores e coordenadores da rede de direta e conveniada — que visaram promover reflexões em torno do conteúdo e metodologia.

Segundo Renata, essas atividades, no entanto, ainda não foram suficientes para promover as ações em torno da avaliação. “Precisávamos de mais apoio, para uma conversa mais esclarecedora, para trazer a avaliação na aprendizagem. Tudo de forma mais panorâmica, articulando às unidades de ensino”, diz. 

Formação continuada

Para isso, no dia 22 de outubro, a Ação Educativa, a convite da coordenadora do projeto, realizou uma formação sobre os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil, para mais de 500 diretores e coordenadores de ensino. “Entendo que foi movimento muito interessante. As unidades já conheciam [os Indicadores da Qualidade na Educação], mas não os utilizavam. Havia ainda unidades que não conheciam”, afirma.

A formação foi ministrada por Claudia Bandeira, Ananda Grinkraut, e Mighian Danae, que compõem a unidade Diversidade, Raça e Participação da Ação Educativa. Na ocasião, também foram distribuídos materiais sobre os Indiques e apresentada a iniciativa De Olho nos Planos.

Em 2014

Segundo Renata, como parte do processo de estímulo à avaliação, foram realizadas outras ações envolvendo a participação da secretaria e diretoria de ensino, como a realização de seminários em torno do tema, além do acesso a uma assessoria específica para apoiar e aproximar o uso dos indicadores.

A ideia é que em 2014 seja ampliado o número de escolas que adotem os Indicadores em seus processos de autoavaliação. Para dar sequência à iniciativa no próximo ano, será organizado um seminário regional que pretende compilar os resultados adquiridos com as escolas que usaram os materiais, bem como servir de insumo para a adesão de novas unidades de ensino. “Esse seminário regional será algo pequeno”. Nele, as unidades que fizeram autoavaliaram, que organizaram

De acordo com ela, o uso dos indicadores possibilitará um maior envolvimento das comunidades, o que ajudará a desenvolver a cultura da autoavaliação, além de aproximar escola e família numa relação de parceria e trabalho integrado. “A ideia é permitir uma familiaridade para que as escolas usem os materiais com autonomia em seu processo autoavaliativo”, afirma Claudia, que salienta: “A adesão das instituições deve ser espontânea, já que se trata de uma autoavaliação, sem ter como base a comparação entre elas”.

 

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