O que são os Indicadores de Qualidade na Educação?

 

Os Indicadores de Qualidade na Educação são uma metodologia de autoavaliação escolar que reúne indicadores educacionais qualitativos de fácil compreensão, concebidos para que toda a comunidade avalie a realidade em que está inserida, identifique prioridades, estabeleça planos de ação, monitore seus resultados e apresente reivindicações e propostas às políticas educacionais.

Com processos participativos, o uso da coleção vem subsidiando atividades de diagnóstico escolar, de formação de gestores(as) e equipes escolares, de controle social e de monitoramento de planos de educação e políticas educacionais.

Por envolver estudantes, professores(as), gestores(as), familiares, funcionários(as), representantes de organizações locais, entre outros atores no processo de avaliação de qualidade, os Indicadores têm se mostrado muito efetivos para a ampliação do diálogo entre a escola, as famílias e os órgãos do sistema educacional.

O conceito de qualidade presente na coleção Indique destaca as condições concretas de atendimento educacional (infraestrutura, condições de trabalho dos/das profissionais de educação, número de estudantes por turma, etc), os processos de realização do trabalho nas unidades educacionais (tempo de trabalho coletivo, formação continuada de profissionais da educação, gestão democrática, planejamento e avaliação, etc.) e a relação entre esses e os resultados educacionais que se almeja.

Trata-se de uma proposta ancorada na participação da comunidade escolar e que tem em vista os desafios referentes à superação das desigualdades e das discriminações nas instituições educativas.

Atualmente, a coleção conta com quatro volumes: Indicadores para o Ensino Fundamental (2004), para a Educação Infantil (2009), para o Ensino Médio (2018) e para as Relações Raciais na escola (2012).

 

Conheça e baixe gratuitamente toda a coleçãoColeção Indicadores