Professores são condenados por fraude de notas em escola dos EUA

Escândalo é o maior na história da educação americana. Professores podem pegar até 20 anos de prisão.

Nos Estados Unidos, professores algemados estão no banco dos réus. Eles foram condenados no maior escândalo na história da educação americana e podem pegar até 20 anos de prisão.
Os 10 professores foram condenados pelo júri por crime organizado: eles falsificaram os resultados dos testes dos alunos. Quanto maior a nota média da escola, maiores eram as bonificações dos funcionários. O crime foi descoberto em 2009. Foram indiciados 35 educadores, mas a maioria fez acordo de delação premiada.
É o maior escândalo envolvendo escolas públicas nos Estados Unidos, e o esquema de fraude era comandado pela própria superintendente de educação de Atlanta, Beverly Hall. Ela escapou do julgamento porque morreu de câncer no ano passado.
Onze dos acusados foram condenados, mas uma professora está grávida e só vai receber a sentença mais adiante. Os 10 que foram levados na segunda (13) ao tribunal podem pegar até 20 anos de prisão.
Os alunos ganhavam notas altas e passavam de ano sem saber as matérias. Uma estudante admite que mal sabe ler, mas está perto de se formar no Ensino Médio.
Testemunhas contaram que os professores se reuniam em ‘festas da fraude’ para falsificar os resultados dos exames.
O juiz Jerry Baxter disse que teve que condenar muitos jovens que cometeram crimes porque não aprenderam nada na escola devido ao esquema de fraude. Mas o juiz disse que está disposto a reduzir as sentenças se os condenados reconhecerem a culpa e fizerem acordos com a promotoria.

Matéria publicada no portal do jornal Bom Dia Brasil no dia 14 de abril de 2015.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário