Uma avaliação da escola feita pela escola e para a escola

O objetivo principal do projeto Indicadores da Qualidade na Educação é o engajamento da própria comunidade escolar na luta pela melhoria da qualidade da escola.

Na forma de um manual, os Indicadores permitem que os participantes da comunidade avaliem a escola, identificando seus pontos fortes e fracos. Os indicadores são sinais de qualidade, que orientam a reflexão da comunidade sobre a escola.

Um conjunto de perguntas e respostas revela o que vai bem, o que vai mal ou o que merece cuidado e atenção. As opiniões são traduzidas em cores que pintam de verde, vermelho ou amarelo um quadro que se torna o diagnóstico da qualidade da escola.

Feita a avaliação, os participantes discutem e decidem as prioridades de ação que levem à melhoria da qualidade da escola, de acordo com suas próprias necessidades e desejos.

Terminologias

Engajamento: Situação de quem sabe que é solidário com as circunstâncias sociais, históricas e nacionais em que vive, e procura ter consciência das conseqüências morais e sociais de seus princípios e atitudes.

Comunidade escolar: A comunidade escolar é constituída por pais, mães, diretores, alunos, professores e demais funcionários da escola. Pode incluir ainda conselheiros tutelares, de educação, dos direitos da criança, ONGs, universidades e outras organizações interessadas e diretamente envolvidas com os problemas da escola e com sua melhoria.

Qualidade da escola: Não existe um padrão ou uma receita única para a escola de qualidade. Qualidade é um conceito dinâmico, reconstruído constantemente. Cada escola tem autonomia para refletir, propor e agir na busca da qualidade da educação.

Deixe um comentário