Seminário na USP discute papel das avaliações externas

Gepave (Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional) da FEUSP (Faculdade de Educação) da USP (Universidade de São Paulo) realizou o 1º Seminário GEPAVE de Avaliação Educacional. Evento aconteceu entre os dias entre os dias 11 e 13 de novembro e contou com a presença de pesquisadores, representantes do governo e da sociedade civil

Nos dias 11, 12 e 13 de novembro foi realizado o Seminário de Avaliação Educacional do GEPAVE (Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional) na FEUSP (Faculdade de Educação da USP), em São Paulo. A equipe da Ação Educativa acompanhou os debates das três mesas do evento, com a perspectiva de aprofundar a reflexão sobre avaliação educacional para além das avaliações externas em larga escala. Além das mesas de debate, também foram oferecidos aos participantes do Seminário cursos relacionados à temática.

Os palestrantes estiveram particularmente focados nas avaliações externas e suas conexões com políticas educacionais e práticas pedagógicas. No centro do debate foi discutido o papel de avaliações externas, como o já conhecido Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica); a ANA (Avaliação Nacional da Alfabetização), concebida no contexto do Programa Pacto na Idade Certa para avaliar a alfabetização; e o INAF (Indicador Nacional de Analfabetismo Funcional). Ao decorrer do evento, também foram divulgados estudos e discutidos aspectos em torno das influências e consequências de avaliações, como o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

Acompanhe o que aconteceu, clicando em cada uma das mesas:

11/11: Ideb e Avaliação Educacional

12/11: Medidas em Alfabetização: importância e dificuldades

13/11: Influências e consequências das avaliações externas

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário